sexta-feira, 22 de março de 2013

O que é isto de Fé?




Deus oferece o seu Filho pela Palavra do Evangelho. Apesar de a Palavra do Evangelho convocar todos os homens a participar em Cristo, nem todos a seguem, pois há muitos cegos e incrédulos e desprezam esta graça. Assim sendo só os fieis fruem em Cristo e o recebem como o enviado.


Verdadeira Fé

Não podemos pensar que a fé cristã se limita apenas a um ser puro e simples conhecimento de Deus, ou uma inteligência da Escritura, que apenas toca no cérebro e não no coração. Na realidade a fé cristã é uma firme e sólida confiança do coração, mediante de como nos firmamos nela e na misericórdia de Deus que nos é prometida pelo Evangelho.

Portanto a definição da fé apoia-se nesse fundamento, e uma vez suprimido imediatamente ele desaparecia.

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
 Hebreus 11:1


E se todas as promessas de Deus forem confirmadas e cumpridas em Cristo, é evidente que Cristo é, sem duvida, o perpétuo "objecto" da fé.



A Fé sendo um dom de Deus

Se tivermos em conta que nós mesmos e em pensamento estamos cegos diante dos segredos celestes de Deus, até ao ponto do nosso coração ser infiel, então podemos tomar consciência que tudo o que nós em Espírito conhecemos não dá para termos a mesma consciência nem a sabedoria suficiente para saber o que provém de Deus a nível da fé. No entanto a fé é um dom extraordinário de Deus.

Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim, também, ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
1 Coríntios 2:11

Fé Mundana 

Normalmente a fé no dia-a-dia, é definida como secundária ou apenas quando necessária é que se lembram que são pessoas de muita fé. Há quem ainda consiga medir a fé de cada um, e achar que tem mais que o próximo. E a fé na sociedade pode ter várias crenças, sejam elas ideológicas, sejam elas religiosas, sejam elas em meros objectos carnais, pode muitas das vezes estar depositada no que está errado até para um ser consciente, e ainda há quem esteja baralhado quanto o que é ter fé. Ter fé é algo que quer se seja crente, quer não se seja crente, pode levar-nos a pensar que afinal de contas existe algo para lá da morte, que nenhum Humano hoje em dia pode afirmar o que é, e para alguns é um receio o que haverá para além da morte, e a questão da fé, é mesmo aí em que muitos depositam que haja algo para se fazer ou ter depois da morte, alguns acham que basta ter riqueza agora que depois a vão levar para algum local, nem que seja o caixão, por vezes os bichos precisam de algo mais caro para comer. É bom ter fé, agora busquem é no que depositar a fé, e que seja algo para além do Humano e não outro ser semelhante a nós, isso das idolatrias é um tema para ser dialogado um dia mais tarde.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário